Catálogo

Ensaios Literários

Olhar o Poema Teoria e prática do letramento poético

Organizador(es) : Débora Cristina Santos e Silva; Goiandira Ortiz de Camargo; Maria Severina Batista Guimarães.

Preço : R$ 46,00

N° de páginas : 183

N° do ISBN : 978-85-8058-010-5

Aprendendo a olhar o poema

Que é poesia? Para que ela serve? Essas indagações sempre voltam quando se discute a leitura na escola e a formação do leitor, como fazem os articulistas deste livro.
Para Voltaire (1694-1778), “um dos méritos da poesia [...] é que ela diz mais que a prosa, e em menos palavras que a prosa”. Dessa forma, ela exige um leitor atento, capaz de ir além do texto, perceber os espaços do que não é dito, mas apenas sugerido. Com isso, a leitura de poemas torna o leitor mais perspicaz, mais crítico.
Mas a poesia, além disso, traz um olhar novo frente ao conhecido. O poeta vê o mundo como as crianças, com curiosidade e encantamento. E faz isso com uma linguagem que, como a infantil, privilegia a sonoridade da língua. Ao ler poesia, tem-se a rara oportunidade de retomar um modo de ver e de se expressar próprios da infância, um tempo em que a emoção se sobrepunha ao pensamento racional.
Para que essa capacidade de fruir um texto poético não se perca, a escola deve estimular a leitura da poesia – não de versinhos utilitários ensinando coisas ou celebrando datas, mas de textos sensíveis, animados pelo sopro da verdadeira poesia.

Rede Goiana de pesquisa em leitura e ensino de poesia

Em 2008, por iniciativa de professores do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, foi criada a Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia. Trata-se de um projeto envolvendo diversos pesquisadores preocupados com o letramento literário de crianças e jovens. O grupo, que nasceu na UFG, mas é aberto a outras instituições, vem sendo coordenado por Goiandira Ortiz de Camargo e Jamesson Buarque, ambos docentes da Faculdade de Letras da UFG.

Tendo por objetivo discutir questões relacionadas à leitura de textos poéticos na escola e à formação de leitores sensíveis à poesia, o grupo de pesquisadores, a maioria formada por mestres ou doutores em Letras, vem se dedicando a divulgar suas reflexões teóricas e sua experiência prática em cursos, palestras e publicações.
Entre as ações da Rede, destacam-se a publicação dos Cadernos de Leitura 1 e 2, bem como esta coletânea, Olhar o poema: teorias e prática do letramento poético. Para o próximo ano, prevê-se o prosseguimento das publicações da Rede com a edição do Caderno de Leitura 3 e do livro Poesia brasileira contemporânea: estudos críticos.

 

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre