Catálogo

Ensaios Literários

Cora Coralina: celebração da volta Darcy França Denófrio e Goiandira Ortiz de Camargo

Preço : R$ 38,00

N° de páginas : 234

N° do ISBN : 85-87635-42-5

Cora Coralina: celebração da volta é o primeiro livro de estudos sobre a obra da poetisa maior de Goiás. Tentando caracterizar a obra da autora, tão fortemente associada à sua cidade (os becos secretos e os largos públicos, a velha escola de Mestra Silvina e a Casa Velha da Ponte, o musgo e as ervas em constante renascer pelos muros, o Rio Vermelho e suas águas caminheiras) e também à sua história pessoal, os autores dos textos utilizam uma abordagem crítica variada, abarcando aspectos estético-estilísticos, históricos e sociológicos. Conseguem assim, delinear as qualidades literárias de sua poética, revelando as temáticas mais recorrentes, bem como as construções estilísticas que caracterizam seu estilo, que, afinal ganhou a admiração e o reconhecimento do público leitor do país.

Sobre as Organizadoras

Darcy França Denófrio é professora aposentada da Faculdade de Letras da UFG. Poetisa, ensaísta e crítica literária, Mestre em Teoria da Literatura, tem quase duas dezenas de livros publicados, inclusive com participação em antologias produzidas fora do Brasil. Com estudos especializados e publicações sobre a obra poética de Gilberto Mendonça Teles, um dos grandes poetas do país, nos últimos anos tem se dedicado a uma pesquisa rigorosa sobre a vida, a obra e a história editorial de Cora Coralina.

Goiandira Ortiz de Camargo é professora da Faculdade de Letras da UFG. Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a tese A poética do fragmentário: uma leitura da poesia de Manoel de Barros, tem liderado várias ações em torno da discussão de temas ligados à lírica contemporânea, na forma de organização de eventos, de publicações e de orientação de trabalhos acadêmicos. O foco de sua atuação acadêmica tem privilegiado a obra de Manoel de Barros e também a de Cora Coralina.

Comentários

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre