Lançamentos

Linguagem e Educação

Língua, Gramática e Discurso

Autor(a) : Denize Elena Garcia da Silva

Preço : R$ 40,00

N° de páginas : 224

N° do ISBN : 85-87635-39-5

Como se sabe, não há na lingüística hoje uma tendência hegemônica como ocorria há algumas décadas. A percepção de que o fenômeno lingüístico é suficientemente complexo para caber em visões teóricas monolíticas já é bastante consensual entre estudiosos da área.
Essa convivência da diversidade teórica e analítica é observada nesta coletânea, que trata de temas quase nunca reunidos em um mesmo livro: reflexões sobre questões ligadas à atividade textualdiscursiva;
sobre a formação da língua portuguesa e suas relações com as línguas indígenas; sobre os processos sintáticos em construções específicas, na perspectiva gerativista, e sobre a análise do discurso crítica no âmbito do ensino, da ideologia e do jornalismo.
Com textos de pesquisadores renomados, como Ingedore Villaça Koch e Lucia Maria Pinheiro Lobato, entre outros, a variedade temática da coletânea confere-lhe um tom inovador, revelando de modo particular a riqueza de nossos estudos lingüísticos.

Sobre a autora

Denize Elena Garcia da Silva é Doutora em Linguística Hispânica pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e Mestre em Lingüística pela Universidade Brasília (UnB), onde atua na área de Letras como Professora de Filologia Românica na graduação, e como Professora de Análise de Discurso no Programa de PósGraduação em Lingüística. Desde pesquisa realizada em Lancaster University (UK), desenvolve trabalhos dentro da corrente intitulada Análise de Discurso Crítica, com interesses de pesquisa voltados sobretudo para discurso, gramática e cognição social e, mais recentemente, para o discurso das minorias étnicas. É fundadora e atual conselheira do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (Gelco), que busca articular linhas de pesquisa relativas à áreas de lingüística e literatura no Centro-Oeste, bem como favorecer a circulação de informação entre os vários grupos de pesquisa que se consolidam na região.

Apresentação

Prefácio

Comentários

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre