Lançamentos

Linguagem e Educação

Literatura Infantil Brasileira: um guia para professores e promotores de leitura

Autor(a) : Vera Maria Tietzmann Silva

Preço : R$ 39,00

N° de páginas : 272

N° do ISBN : 85-87635-56-5

Fruto de mais de vinte anos de trabalho voltado para o ensino e para a pesquisa no campo da literatura infantil e juvenil, este livro constitui de fato um guia, no melhor sentido da palavra. Não traz receitas prontas nem roteiros demarcados, mas aponta direções, sugere caminhos, provoca discussões e oferece subsídios para que o leitor possa aprofundar seus conhecimentos, ampliar seu repertório de leituras e renovar sua ação pedagógica em sala de aula.
Começando com a questão da leitura na escola, a autora situa a literatura infantil no amplo contexto da produção narrativa ficcional, de raízes longínquas, detendo-se, depois, na análise de seis autores brasileiros consagrados. No percurso, recomenda leituras, sugere material de apoio, propõe atividades. Mas o grande mérito do livro é mesmo instigar a curiosidade dos leitores, num irresistível convite à leitura das obras mencionadas em seus textos.

Sobre a Autora

Vera Maria Tietzmann Silva é Mestre em Letras, crítica literária e professora da Universidade Federal de Goiás. Especialista na obra de Lygia Fagundes Telles, publicou sobre essa autora, pela Editora da UFG, A metamorfose nos contos de Lygia Fagundes Telles e A ficção intertextual de Lygia Fagundes Telles. Produziu diversas outras obras críticas, incluindo ensaios e organização de antologias, seletas ou obras coletivas de crítica literária. No âmbito da Literatura Infantil e Juvenil, área de sua atuação docente na UFG, publicou Literatura infanto-juvenil: seis autores, seis estudos, pela Editora da UFG, e participou de várias outras obras coletivas. Pela Cânone Editorial, organizou seis volumes de ensaios críticos sobre autores consagrados da LIJ brasileira, publicados sucessivamente de 2002 a 2007. Em 2008, também pela Cânone Editorial, publicou Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura, obra que obteve o 3º lugar no Prêmio Jabuti 2009, Categoria Paradidático.

Comentário

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre