Catálogo

Ciências Humanas

50 Anos de letras na UFG Um projeto em contrução – Memória e História

Autor(a) : Vera Maria Tietzmann Silva

Preço : R$ 50,00

N° de páginas : 220

N° do ISBN : 978-85-8058-011-2

REVENDO OS AUTOS DO PASSADO

É no transcurso de datas significativas que paramos para avaliar a trajetória feita e projetar os novos rumos a seguir. Isso tanto vale para o indivíduo a cada aniversário como para as instituições em seus jubileus. Em 2012, o curso de Letras da Universidade Federal de Goiás completa 50 anos de criação, evento que motivou este livro.
Como docente da Faculdade de Letras, Vera Tietzmann, que tomou para si a tarefa de recuperar esse percurso, testemunhou quase dois terços dessa história.
Fugindo da frieza dos relatórios oficiais, a autora procurou refazer meio século da história do curso não só pela via documental, mas também pelos depoimentos de funcionários e professores que dela fizeram parte. Mais do que a história oficial, então, trata-se da memória afetiva do curso de Letras.
Ao apontar as mudanças ocorridas no espaço físico e no currículo do curso ao longo do tempo, de que resultou uma ampliação de focos de interesse e de opções para os alunos, bem como uma maior inserção do curso nas questões sociais e culturais, a autora se valeu da metáfora da construção.
Dos alicerces plantados nos anos 60 às ampliações e reformas no século XXI, o curso de Letras da UFG foi sendo mostrado em sua crescente afirmação como uma construção sólida e confiável, cujos projetos de extensão e de pesquisa o vêm colocando na vanguarda de algumas áreas do conhecimento em âmbito nacional.
50 anos de Letras na UFG, um projeto em construção dá ao leitor a oportunidade de voltar no tempo e acompanhar, passo a passo, o caminho trilhado por um dos mais antigos cursos da UFG, reconhecido como parte importante do patrimônio cultural de Goiás.

Sobre autora

VERA MARIA TIETZMANN SILVA é professora aposentada da Universidade Federal de Goiás, onde atuou por mais de 30 anos no curso de Letras.
Especialista na obra de Lygia Fagundes Telles, publicou A metamorfose nos contos de Lygia Fagundes Telles (1985), A ficção intertextual de Lygia Fagundes Telles (1992) e Dispersos & inéditos: estudos sobre Lygia Fagundes Telles (2009). Produziu outras obras críticas, incluindo ensaios e organização de antologias, seletas ou obras coletivas de literatura e crítica literária.
No âmbito da leitura e da literatura infantojuvenil, publicou Literatura infantojuvenil: seis autores, seis estudos (1994), Liter-atura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura (3º. lugar do prêmio Jabuti/2009 na categoria de livro didático) e Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor (2009).
Pela Cânone Editorial, organizou ainda a série “Primeiros Voos”, seis volumes críticos sobre autores da literatura infantil brasileira, publica dos de 2002 a 2007.

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre