Lançamentos

Educação

Políticas de formação de professores: intenção e realidade

Autor(a) : Maria José de Pinho

Preço : R$ 35,00

N° de páginas : 152

N° do ISBN : 85-87635-43-3

Num momento em que o país vive um retrocesso no que diz respeito aos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, é necessário aprofundar as discussões acerca da formação de professores, uma das dimensões responsáveis pela precariedade dessa situação. É o que faz a autora nesse livro, ao examinar minuciosamente os projetos de formação docente implementados no Estado do Tocantins nas últimas décadas bem como os resultados já colhidos.

A análise desenvolvida revela que as políticas de formação no Brasil padecem ainda de várias mazelas: a inadequação dos modelos curriculares utilizados na formação em serviço, a ausência de uma política de valorização da carreira docente, a nefasta sobrevivência de critérios político-partidários na indicação de profissionais da educação e, sobretudo, a falta de continuidade das políticas públicas implementadas na Educação.

Sobre a autora

Maria José de Pinho, Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte e em Pedagogia pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira. Com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins, onde coordena o Projeto de Pesquisa: Formação de Professores e Concepção de Avaliação. Suas principais áreas de interesse na Educação são: Política Educacional, Formação de Professores, Profissionalização Docente e Avaliação Institucional.

Comentários

 

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre