Lançamentos

Literatura Infantojuvenil

O que teria na trouxa de Maria?

Autor(a) : Diane Valdez

Preço : R$ 39,00

N° de páginas : 32

“Maria Grampinho”, que dormia no porão da casa da poetisa Cora Coralina e, durante o dia, perambulava pelas ruas e pelos becos da Cidade de Goiás, hoje “patrimônio cultural da humanidade”, é a personagem principal dessa obra. Com seus muitos grampos no cabelo e inúmeros botões pregados nas várias saias, e sua enorme trouxa na cabeça, Maria Grampinho se destacava entre as várias figuras populares da cidade. Tomando como foco esta figura, a autora produz uma narrativa repleta de parlendas regionais, de alusões às ruas cobertas de pedras, às festas tradicionais, aos costumes que existiam (alguns ainda existem) na primeira capital de Goiás. Em sintonia com o espírito do texto, a ilustração destaca com maestria não só a composição da personagem, mas também os principais monumentos históricos da cidade, a singularidade de sua arquitetura colonial, com ruas estreitas e becos cobertos de pedras centenárias. Os leitores da história (crianças da primeira fase do ensino fundamental), ao final da narrativa sabem que na trouxa de Maria cabia muita coisa. Todavia, ainda lhes resta a tarefa de responder a pergunta: “O que teria na trouxa de Maria?”

Sobre a autora

Diane Valdez, graduada em História e especialista em História da América Latina (UFMS/MS), Diane Valdez deu seqüência a sua formação acadêmica, obtendo o Mestrado em História (UFG/GO), com a dissertação Filhos do pecado, moleques e curumins: imagens da infância em Goiás do século XIX. Posteriormente, concluiu o Doutorado em História e Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da UNICAMP/SP, com a tese “A representação de infância nas obras pedagógicas do Dr. Abilio Cesar Borges (1856-1891)”, após cumprir estágio de doutorado (bolsa sanduíche/CNPq) na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.
Além da sua atuação acadêmica, como professora e pesquisadora da temática da infância, integra o Grupo Gwaya de contadores de histórias (UFG-GO) e milita no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/GO.
Com uma experiência docente rica e multifacetada, tem ministrado cursos, oficinas e palestras sobre os seguintes temas: história da criança e da família, história da infância em Goiás, história da educação, história da educação infantil, história da leitura e dos livros didáticos, história do Brasil imperial, história de Goiás, contadores de histórias etc. 
Nos últimos anos sua produção extrapolou o campo acadêmico, com a publicação, em pouco tempo, de vários livros de literatura para crianças. Confiram a seguir a lista de suas publicações:
1. História da infância em Goiás: séculos XVIII e XIX. Goiânia: Editora Alternativa, 2003. (Coleção Histórias de Goiás);
2. Os três porquinhos salientes e o lobo guará. Goiânia:Agepel,2000. 
3. Deu queimada no cerrado. Goiânia: Editora Gwaya, 2005;
4. Os três porquinhos caititus e o lobo guará. Goiânia: Editora Vieira,2007;
5. O que teria na trouxa de Maria? Goiânia: Cânone Editorial, 2008.

Comentários

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre