Organizador(es) : Manuel Ferreira Lima Filho, Laís Aparecida Machado
Preço : R$ 44,00
N° de páginas : 280
N° do ISBN : 85-87635-44-1
Privilegiando uma abordagem interdisciplinar, esta obra tece uma rede de dados sobre a memória, a história, a antropologia, a arquitetura, o design, a arqueologia e o meio ambiente da cidade de Goiânia, cujos fios teóricos e empíricos nasceram dos depoimentos de muitos de seus pioneiros. Surgida da utopia de seu idealizador, Pedro Ludovico Teixeira, em um momento de grandes transformações no mundo, no Brasil e em Goiás – a década de 1930 – Goiânia nasceu embalada pelos sonhos de muitos que para aqui vieram em busca do progresso. Era o tempo da Marcha para o Oeste. E a ordem era ocupar os vazios no interior do país. Em muitos dos capítulos do livro, ao percorrer os caminhos da memória e ouvir a polifonia das vozes de pioneiros, resgata-se o espírito dessa época bem como a trajetória de 74 anos da cidade e de seus moradores. Em muitos momentos surge o contraponto entre a cidade sonhada e a cidade real, o discurso oficial e as falas dos trabalhadores, as memórias de um passado idealizado e as percepções de uma realidade hoje adversa.
Sobre os Organizadores
Manuel Ferreira Lima Filho, doutor em Antropologia e Professor Titular do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da Universidade Católica de Goiás, é Coordenador do Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural da UCG, pesquisador do CNPq e membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Antropologia.
Laís Aparecida Machado, mestre em História pela UFG/USP, é professora e pesquisadora da Universidade Católica de Goiás (UCG) no HGSR e Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), atuando nas áreas de História e de Patrimônio Cultural. É coordenadora do Projeto Didático-Pedagógico “Cuidando do Patrimônio Cultural”.