Catálogo

Ciências Humanas

Autores de Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes responsabilização e atendimento psicoterapêutico

Autor(a) : Benedito Rodrigues dos Santos, Izabela Barbosa C. Santos e Karen Michel Esber

Preço : R$ 47,00

N° de páginas : 222

N° do ISBN : 85-87635-78-5

Este livro, resultado direto de dois programas de enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil – “Rompendo o ciclo da impunidade: responsabilização de pessoas que cometem crimes sexuais” e “Repropondo: atendimento psicossocial a autores de violência sexual” –, relata uma experiência pouco comum no campo do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes: o esforço de buscar o aperfeiçoamento dos mecanismos de responsabilização de autores de violência sexual e, simultaneamente, desenvolver uma metodologia de atendimento psicossocial a essas pessoas. Haveria um paradoxo entre buscar rigor na responsabilização dos autores de violência sexual e, ao mesmo tempo, postular a necessidade de oferecer-lhes atendimento psicossocial? Para os autores deste livro, essas duas propostas são efetivamente complementares: a sanção pública dos atos de violência sexual pelo aparato do Estado faz parte do rito de revisão e reparação do ato cometido. O atendimento psicossocial a ser proporcionado, trabalhando o atendimento do autor de violência sexual na perspectiva da prevenção das reincidências, oferece possibilidades complementares à responsabilização.

Sobre os Autores

Benedito Rodrigues dos Santos é Doutor em Antropologia pela Universidade  da Califórnia -Berkeley (2002) e realizou estudos de Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. É professor e pesquisador na Universidade Católica de Goiás, onde se dedica a estudos na área de direitos da infância. Atua também como Secretário Executivo do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.

Izabela Barbosa de Carvalho Santos, Bacharel em Direito, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), com experiência na garantia de direitos de crianças e adolescentes, em sua atuação como conselheira tutelar e membro da Rede de Atendimento à Criança, Adolescente e Mulheres em Situação de Violência. Coordena a Divisão de Acompanhamento às Medidas Socioeducativas na Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Goiânia. Coordenou no Projeto Invertendo a Rota, na 2ª fase, o programa "Rompendo o Ciclo da Impunidade: Responsabilização de Crimes Sexuais " nas ações que motivaram os registros desta publicação.

Karen Michel Esber, psicóloga formada pela Universidade Católica de Goiás (UCG), possui pósgraduação lato sensu em Psicologia Jurídica, pelo IPES/UCG, em Terapia de Famílias e Casais, pelo CAEP/UCG, e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Católica de Goiás. Atua como psicóloga e pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (CEPAJ/IDF/PROEX/UCG), onde participa do programa “Repropondo: Atendimento a Autores de Violência Sexual. Com publicações anteriores em periódicos e obras coletivas, apresenta agora ao público este livro que enriquece a literatura especializada sobre autores de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Comentários

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre