Catálogo

Linguagem e Educação

Discurso em questão representação gênero identidade discriminação

Autor(a) : Denize Elena G. da Silva, Maria C. Diniz Leal, Marta C. de N. Pacheco

Preço : R$ 38,00

N° de páginas : 208

N° do ISBN : 85-87635-72-7

Os artigos que compõem este livro, além de trazer à tona questões teóricas e aprofundar reflexões analíticas, ilustram momentos frutíferos de aproximação de linguistas enlaçados por um mesmo objeto de estudo: o discurso, instância que faz da língua um contrato social.
Apresentam questões voltadas para aspectos que vão desde a representação discursiva das identidades sociais, passando por questões de poder, discriminação e gênero social, até abordagens mais recentes sobre gênero textual, gramática e discurso no contexto educacional.
As análises desenvolvidas evidenciam a importância das questões de poder e de ideologia como fenômenos que perpassam as relações sociais através do discurso. Para os autores, o desvelamento dos aspectos sociais da linguagem é de extrema importância não só para a formação do leitor crítico mas, sobretudo, para favorecer práticas sociais democráticas e, em condições propícias, emancipatórias.

Sobre as organizadoras

Denize Elena Garcia da Silva é Doutora em Linguística Hispânica pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), onde atua na cadeira de Filologia Românica, em cursos da Graduação, e como docente, pesquisadora e orientadora na Área de Análise de Discurso Crítica e Gramática Funcional, no curso de Pós-Graduação em Linguística. Tem vários artigos e livros publicados nas áreas mencionadas, em periódicos nacionais e internacionais.

Maria Christina Diniz Leal, Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, com pós-doutorado em Análise de Discurso Crítica na Lancaster University, foi professora na graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília. Atualmente, como Pesquisadora Colaboradora Sênior da mesma universidade, desenvolve pesquisas sobre discurso jornalístico e identidade. Tem publicações nestas áreas e também sobre o ensino do português.

Marta Carvalho de Noronha Pacheco é graduada em Letras (Tradução, com habilitação em alemão) pela Universidade de Brasília (1984), e em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes (FBT) (1987). Com especialização em Psicologia Educacional, Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Linguística pela Universidade de Brasília, atualmente é professora titular do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Comentários

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre