Catálogo

Linguagem e Educação

Ler é preciso políticas de fomento à leitura, perspectivas e desafios

Autor(a) : Maria Luiza Batista Bretas

Preço : R$ 38,00

N° de páginas : 192

N° do ISBN : 978-85-8058-023-5

O título deste livro evoca uma célebre frase de Pompeu, “Navegar é preciso, viver não é preciso”, usada por Fernando Pessoa, em 1914, e, mais de meio século depois, no Brasil, numa canção de Caetano Veloso. Enquanto o general romano falava de enfrentar uma tempestade no mar para levar trigo até Roma, sitiada por uma rebelião, Pessoa reflete sobre a condição humana, dialogando com a tradição marítima portuguesa. Caetano vai além, transpondo as vivências do navegante para um plano mais afetivo e simbólico. Em Pompeu, Pessoa e Caetano, diversas são as motivações para navegar, mas a necessidade parece ser a mesma, premente, inelutável.
Também a leitura é uma necessidade premente, ainda que possa ter diferentes motivações. Ler é preciso, em todas as suas modalidades: ler os gestos, as faces, as vozes, as intenções, os subentendidos. E ler a palavra informativa e, sobretudo, a palavra literária. Ler é preciso desde a mais tenra idade, quando, juntamente com o corpo em crescimento, vai sendo formada a bagagem cultural do leitor e, com ela, o seu gosto estético.
Os benefícios da leitura são muitos, e o poder público precisa fazer sua parte por meio de políticas de fomento à leitura. É sobre este tema que Maria Luiza Bretas discorre neste livro, de grande interesse para gestores e profissionais da área.

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre