Catálogo

Ciências Humanas

Encruzilhadas do imaginário - ensaios de Literatura e História

Organizador(es) : Dulce Oliveira Amarante, Maria Zaira Turchi

Preço : R$ 40,00

N° de páginas : 195

N° do ISBN : 85-87635-20-4

O imaginário constitui-se como campo de complexas mediações entre a concretude da vida individual e/ou social de homens e mulheres, entre o pensado e o vivido, entre o individual e o coletivo. É possível adentrar nesse universo do imaginário por intermédio de suas manifestações, sobretudo aquelas expressas na arte e na literatura. Os autores desta coletânea, em busca da compreensão do imaginário  em temporalidades e espacialidades diversas  enveredaram por uma variedade de fontes literárias e artísticas: textos oníricos, romances, contos, poemas, cantigas, músicas, imagens pictóricas, arquitetônicas...
Os resultados desses estudos, reunidos neste mosaico de ensaios de Literatura e História, são evidências da riqueza do diálogo possível entre essas duas áreas do conhecimento. A palavra “encruzilhada” expressa bem a diversidade de possíveis aproximações ao imaginário, dimensão tomada como fio condutor de uma fecunda abordagem interdisciplinar nas pesquisas da área.

Sobre as Organizadoras

Dulce Oliveira Amarante dos Santos é Doutora pela PUC de São Paulo, e professora pesquisadora ligada ao programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás. Além de coordenar o Diretório de Pesquisas do CNPq intitulado História, Literatura e Imaginário tem em seu currículo várias publicações especializadas, inclusive traduções de textos clássicos da História.

Maria Zaira Turchi é diretora da Faculdade de Letras da UFG. Especialista em estudos do imaginário e também profunda conhecedora da literatura infantil e juvenil, entre suas várias publicações de livros e artigos, destaca-se Literatura e antropologia do imaginário, Editora da UNB, 2003. É vice-presidente da ANPOLL, onde coordenou, no período de 2004 a 2006, o GT de Leitura Infantil e Juvenil.

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre