Catálogo

Ciências Humanas

Dos primeiros tempos - da saúde pública em Goiás à Faculdade de Medicina

Autor(a) : Maria Augusta de Sant’Anna Moraes

Preço : R$ 43,00

Peso : 400g

N° do ISBN : 978-85-8058-005-1

Em Dos primeiros tempos da saúde pública em Goiás à Faculdade de Medicina, Maria Augusta de Sant’Anna Moraes traça um panorama histórico mostrando a evolução das práticas e costumes, das instituições e dos profissionais de saúde em Goiás do século XVIII até hoje. Trazendo a exemplaridade das histórias de conquistas realizadas com esforço, destacando o papel fundamental exercido por profissionais destemidos e idealistas, recupera a trajetória das primeiras tentativas de construção de políticas públicas na área de saúde em nosso estado. Ao mostrar as dificuldades desses tempos pioneiros, discutidas de modo contextualizado e articulado aos esforços de implantação de políticas nacionais de saúde, constrói uma obra de fôlego, cujo interesse não se circunscreve à área médica, tampouco à historiografia regional ou ao público leitor goiano.

Sobre a Autora

MARIA AUGUSTA DE SANT’ANNA MORAES é goiana de Pouso Alto, hoje Piracanjuba, onde realizou os primeiros estudos. Ainda menina, veio para Goiânia como aluna interna do Colégio Santa Clara, onde os estudos realizados incluíam pintura, música, trabalhos manuais e teatro.
Em 1955, ingressou na Faculdade de Filosoa, Ciências e Letras, núcleo fundador da atual PUCGoiás.
Ainda aluna da graduação, começou a lecionar no Instituto de Educação de Goiás, destacandose por sua atuação modernizadora no ensino de Geograa e História. Na pós-graduação obteve os diplomas de Especialização em História do Brasil e Doutorado em História em cursos realizados na Universidade de São Paulo.
Entre suas principais publicações destacam-se História de uma oligarquia: os Bulhões (1974); História de Goiás (1989), em parceria com Luis Palacín Gomes, o iniciador da historiograa cientíca em Goiás; e A presença do Tribunal de Justiça na história de Goiás (2011), em parceria com o escritor Ursulino Tavares Leão.
Atualmente dedica-se à pesquisa documental, recorrendo não só às fontes tradicionais, como leis, arquivos e jornais, mas também a outras, como a música, a literatura, as crônicas, também de grande valor como registro dos tempos históricos.

Apresentação

Comentários

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre