Catálogo

Música

Como é bom poder tocar um instrumento Pianeiros na cena urbana brasileira

Autor(a) : Robervaldo Linhares Rosa

Edição :

Preço : R$ 45,00

Peso : 300gg

N° de páginas : 322

N° do ISBN : 978-85-8058-051-8

Tomando a cidade do Rio de Janeiro como pano de fundo, este livro configura as cenas das primeiras incursões “pianeiras” no Brasil, com destaque para artistas como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, além de Aurélio Cavalcanti, que brilha na belle époque carioca. Abordando marchinhas e sambas amaxixados”, analisa a relevância do Carnaval para as práticas desses músicos, por meio da atuação de Sinhô, Augusto Vasseur, entre outros. Ampliando o recorte para São Paulo, comparecem Marcelo Tupinambá, Zequinha de Abreu, Giovanni d’Alice e Idálio de Mello.
Tratando da chegada das novas tecnologias e das reconfigurações observadas nas atividades musicais, abordam-se, inicialmente, as mudanças experimentadas pela profissão, com a análise do trabalho de Ary Barroso, Radamés Gnattali e Tia Amélia, e outros  bambas virtuoses do teclado, como Aloysio de Alencar Pinto, Carolina Cardoso de Menezes e Bené Nunes. Por fim, já na ambiência dos “inferninhos” de Copacabana, surgem os pianeiros anunciadores da bossa nova, Dick Farney, Johnny Alf e Tom Jobim.
Numa narrativa marcada por rara sensibilidade, o autor descortina biografias, encontros, desencontros, melodias, afetos, anseios, construídos e desconstruídos, sobretudo, nos anos finais dos oitocentos e princípios do século XX .

 

 Comentário - Fausto Borem

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre