Catálogo

Série Didática

Goiás para viver e aprender – História Ensino fundamental

Autor(a) : Ledonias Franco Garcia; Sônia Maria dos Santos Menezes

Edição :

Preço : R$ 148,00

N° de páginas : 204

N° do ISBN : 978-85-8058-020-4

Este livro conta a história de homens e mulheres que, ao longo dos tempos, vêm construindo a história do estado de Goiás, tomando essa trajetória como resultado de uma série de viagens. Ele mostra como as pessoas, acertando ou errando, num processo marcado por retrocessos e avanços, têm feito a ocupação e a transformação dos lugares e criado diferentes formas de viver.

Os assuntos selecionados revelam os momentos e os fatos mais relevantes da História do nosso estado – os primeiros grupos humanos que aqui viveram, a chegada dos europeus, a colonização do sertão, os principais fatos que alimentaram a economia da região, bem como as mudanças de ordem política: a Colônia, a Independência e a República. Para isso, o estudo abarca várias dimensões que tiveram relevância nesse processo: o trabalho escravo, a participação da população indígena, a força do trabalho feminino em muitos momentos, as várias manifestações culturais que resultaram da mescla de grupos que aqui conviveram.

Todas essas questões são apresentadas de forma a estimular a compreensão do fato histórico, propiciando aos alunos: momentos de leitura, de reflexão, em silêncio, sobre os textos e os documentos históricos; atividades constantes com a utilização e interpretação de mapas; troca de ideias com os colegas; atividades individuais ou em grupo; exercícios de elaboração de textos e registro no caderno. Assim, a proposta do livro vai além do mero objetivo de ensinar a História de Goiás, contextualizando os acontecimentos locais no plano nacional e mundial, e buscando o máximo de articulação com outras disciplinas do currículo.

Sobre as autoras

Ledonias Franco Garcia licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Doutora em Ciências (História Social) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de História no Colégio de Aplicação – níveis Fundamental e Médio – e no Departamento de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Trabalhou com Prática de Ensino na Faculdade de Educação da UFG. Atuou na formação de professores da rede de ensino, ministrando cursos, oficinas, orientações e construindo textos didáticos.

Sônia Maria dos Santos Menezes bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Letras e Linguística pela mesma instituição. Professora do Ensino Fundamental e Superior em Goiânia (GO). Escreve literatura infantil e atua na formação de professores ministrando cursos, oficinas, orientações e construindo textos didáticos.

 

Comprar

Cânone Editorial
Rua J-2, Qd 3, Lt 18, N. 60, esquina c/Rua J-5,
Setor Jaó CEP: 74.673-140 - Goiânia – GO
(62) 9 99715966 / (62) 9 82297796 |  canonevendas@gmail.com
Edita Libre